terça-feira, 28 de julho de 2009

FEIJOADA BRASILEIRA





Ingredientes:


1kg de feijão preto

500 g. de carne seca bovina

500 g. de costela de porco salgada, ou defumada

2 pé de porco salgado

200 g. de rabo de porco salgado

100 g. de orelha de porco salgada

200 g. de lombo de porco defumado

100 g. de paio100 g. de linguiça portuguesa

100 g. de língua de boi defumada

50 g. de bacon

200 g. de cebola picada (para o tempero do feijão)

100 g. de alho picado (para o tempero do feijão)

6 folhas de louro (para o tempero do feijão)

2 copos de suco de laranjas

1/4 de xícara de vodka ou aguardente






Preparo:




Limpar bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.

Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura.

Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha.

Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.

Junte o aguardente e o suco de laranja.

Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário